Oficinas de Música

Voltadas para os alunos da Educação Infantil (Níveis IV e V)
e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

Proposta Pedagógica

E stimular no educando a inteligência musical, que é a aptidão de o indivíduo pensar em forma de música, de escrever, ler, interpretar e expressar-se por ela; a inteligência intrapessoal, que consiste na capacidade de identificar suas próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades; a inteligência interpessoal, que é a competência de perceber o outro em sua individualidade (intensões, motivações e estado de ânimo) e conseguir se relacionar bem diante das diferenças e a inteligência corporal-cinestésica, que se relaciona ao controle dos movimentos do corpo, o poder de realizar movimentos quando comandados para fazê-lo.

Esses estímulos são vivenciados durante o contato do aluno com instrumentos musicais, com professores e colegas de oficina, com performances e com todas as atividades relacionadas ao universo musical. Dentro desse universo, temos, ao final de cada ano letivo, o Recital de Música NEC Pinguinho de Gente, no qual os alunos mostram um pouco do que aprenderam durante as aulas.

Sensibilização Musical (níveis IV e V)

Consiste em desenvolver a sensibilidade auditiva, rítmica e melódica do aluno, preparando-o para o universo musical. Nas oficinas de sensibilização, ele será musicalizado através de dinâmicas envolvendo jogos musicais, conceitos da música, bandinha rítmica e instrumentos populares; tendo como instrumento base a Flauta Doce.

Iniciação Instrumental (1º ano)

É a introdução à prática de instrumentos musicais a fim de gerar conhecimento e despertar a aptidão, interesse e escolha do aluno. Nas oficinas de iniciação instrumental, o aluno estudará os seguintes instrumentos: teclado, violão e percussão, além do canto.

Bateria

Instrumento musical composto por tambores e pratos percutidos por baquetas. Nas oficinas de bateria, o aluno aprenderá conceitos musicais, leitura musical, além de desenvolver a coordenação motora, trabalhando a percepção auditiva, andamento, pulso, prática em conjunto, entre outros.

Canto

É o ato de produzir sons utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. A voz tem diferentes classificações, sendo a da criança caracterizada por um timbre “puro” com extensão mais aguda (fino) e pouco grave (grosso). Nas oficinas de canto, o aluno terá conhecimento sobre a sua voz e aprenderá a utilizá-la com os exercícios de respiração, entonação e afinação.

Contrabaixo Elétrico

Instrumento de corda similar à guitarra, porém sua forma de tocar e timbre o tornam bastante diferente. É um instrumento que tem por essência sons graves, que traz corpo à música. Nas oficinas de contrabaixo, o aluno aprenderá técnicas específicas do instrumento e vivenciará diferentes ritmos e estilos musicais.

Guitarra

Instrumento de corda onde as vibrações mecânicas das cordas são transformadas em tensão elétrica por meio de captadores magnéticos e convertidas em ondas sonoras pelo alto-falante de amplificadores. Nas oficinas de Guitarra, o aluno desenvolve habilidades artísticas que abrangem a linguagem musical. Tal linguagem propõe a vivência de diferentes ritmos e estilos musicais como Rock, MPB, Jazz, Samba e outras abordagens para o desenvolvimento do instrumento.

Teclado

Instrumento harmônico de teclas no qual o som é produzido eletronicamente. Nas oficinas de teclado, podemos experimentar diversas possibilidades de sons e efeitos sonoros, desenvolvendo a parte lógica e criativa. O teclado é ideal para iniciação musical.

Violão

Instrumento de cordas beliscadas (dedilhadas) no qual o som é projetado através de uma caixa de ressonância que tem formato semelhante ao número 8 (oito). Esse instrumento pode ser acústico ou eletroacústico. Nas oficinas de violão, o aluno aprenderá escalas, acordes, batidas e dedilhados, desenvolvendo assim, as técnicas básicas do instrumento.

Violino

Instrumento de cordas friccionadas, no qual o som é, geralmente, produzido pelo contato do arco com as cordas. Seu timbre é agudo e brilhante e ele compõe a família das cordas em uma Orquestra Sinfônica. Nas oficinas de violino, são utilizadas algumas metodologias, dentre elas o Método Suzuki, também conhecido como “Método da Educação do Talento” ou “Método da Língua Mãe”.

Segue abaixo nossos Sistemas Escolares

Nos botões abaixo você tem os principais acessos aos sistemas.